sexta-feira, 10 de abril de 2009

REUTILIZANDO E RECICLANDO NA ESCOLA


O segundo R ecológico é o de reutilizar. Podemos incentivar as crianças a utilizar outra vez os materiais que iriam para o lixo, inserindo, por exemplo, na escola, para atividades de escrita e de desenho, o uso do verso de folhas de papel já usadas de um lado. Podemos reutilizar também restos de tecidos e lã, garrafas de refrigerante, pedaços de madeira, papelão, produzindo material didático, jogos, brinquedos artesanais e objetos artísticos. E até mesmo produzir um novo sabonete para lavar as mãos a partir de pequenos pedaços de outros sabonetes já usados, juntado pelas crianças em suas casas, ou na própria escola. Uma instituição que oferece muitos recursos materiais acaba havendo desperdício, tornando-se necessária a cultura do reaproveitamento.

O terceiro e último R é o de reciclagem. A questão é dar destino ao lixo, é decidir o que fazer com a imensa quantidade de objetos/produtos que são descartados e que acabam por contaminar o ar, a terra, as águas. No cotidiano escolar, nossa contribuição poderá ser a de encontrar soluções para o destino do lixo (metal, papel, plástico) buscando articulações com grupos e empresas de reciclagem.

Somos produtores de cultura, fazemos história e desejamos contribuir para a produção de novos modelos de desenvolvimento voltados para a preservação da vida. Sabemos que há muito o que aprender sobre meio ambiente, educação e desenvolvimento. Agora é só assumirmos compromisso com este aprendizado na escola!
Trechos de texto retirado do livro: TIRIBA, Léa (org.). Educação e Ecologias: desenhando pistas para o terceiro milênio.
Os autores deste texto são 120 professores da equipe de Educação Infantil do Serviço Social do Comércio/SESC-Rio. (1998)

Um comentário:

Jacinto disse...

Boa tarde!
Sou estudante universitário na área de Pedagogia, e estou encabeçando um projeto intitulado " Reciclagem Correta"

Tendo que a palavra "Reciclagem" significa repetir o ciclo, observamos que a dita
" Reciclagem" nas escolas do ensino básico, tem seu objetivo distorcido. Pesquisando sobre o assunto, me deparei com um fato muito importante, que é a reciclagem de todos os materiais utilizados em trabalhos manuais ( colagem, misturas de matérias prima etc...), que ao se tornarem obsoletos, são jogados fora, e o pior, não há possibilidade de reciclagem, pela contaminação entre eles.
Ex: Latas com tecidos decorativos colados, garrafas de PET com EVA colados,plásticos colados com madeiras e outros materiais heterogênios, ou seja, não é possível a separação destes materiais que se juntaram por meio da utilização de colas, que também é prejudicial no processo de reciclagem.
Gostaria de seu parecer a resoeito.

Jacinto Arienti
jacinto.arienti@gmail.com
(11) 8120-0708